Ícone do site Bem vindos à CCIB

Blockchain e Comércio Exterior: O futuro já está aqui

Não resta a menor dúvida que todas as áreas profissionais foram fortemente impactadas pela implementação de avanços tecnológicos, é fato:  a Era digital já chegou! Não é como imaginávamos anteriormente, que essas transformações drásticas estariam sob o colo das gerações futuras, pensamento que sempre tranquilizava aquele profissional mais avesso a mudanças.  A área de negócios internacionais não ficou fora desse rol de setores que sofreram intensas mudanças. E hoje essas tecnologias são ferramentas imprescindíveis para uma atuação eficiente para o desenvolvimento de negócios e conquista de mercados internacionais. Temos ouvido de todos os lados sobre os impactos e transformações que os avanços tecnológicos têm gerados, podemos sentir em nosso dia a dia essas transformações. O trabalho remoto imposto pela pandemia deixou claro que a comunicação efetiva e produtiva já não precisa mais do cara a cara para acontecer.

Ao mesmo tempo que a Era digital proporcionou mais celeridade e ao ambiente negocial também tornou-o mais complexo  demandando maior agilidade e específica expertise dos profissionais da área. A digitalização e absorção de novas tecnologias afetou as rotinas, os processos, operações e consequentemente o planejamento estratégico de comércio exterior. Além de estar atualizado quanto aos conceitos e a utilidade de tecnologias como Inteligência Artificial, blockchain, big data, internet das coisas e outras tantas que já estão por aí ou estão por vir, é preciso estar apto a usá-las e tirar o melhor proveito disso.

A aplicação dessas tecnologias na área de comércio exterior já é uma realidade, já estão sendo utilizadas em diversos países, como por exemplo o blockchain. Mas afinal o que é blockchain?  É uma tecnologia de aplicação bem ampla. De forma bem simplificada funciona como uma rede de registro, como um livro que registra e interliga todos os agentes envolvidos na transação, permitindo mais segurança porque assegura a imutabilidade dos dados. Já temos operações de comércio exterior sendo realizadas 100% via blockchain levando menos de 2% do tempo que as operações tradicionais para serem concluídas. Sim é uma revolução! 

Especialmente a tecnologia de blockchain possibilitou um considerável aumento da agilidade, eficiência e produtividade. Contudo, as maiores vantagens que a tecnologia do blockchain possibilitou às operações de comércio exterior estão relacionadas à segurança, aumentando o nível de confiabilidade das operações. Setores como contrato, cadeia de suprimentos, logística, rastreamento de carga são alguns dos processos que também ganham mais segurança, agilidade e praticidade com o uso dessa tecnologia.

A implementação abrangente dessa tecnologia depende de vencer as naturais resistências que os profissionais têm diante de mudanças tão drásticas e ainda é preciso desenvolver maior compreensão sobre a tecnologia em si, suas vantagens e potencialidades. A mudança no ambiente negocial também terá que acontecer na mesma proporção e intensidade nos profissionais. Nesse caso estamos sendo intimados a mudar: ou mude ou morra!

Sair da versão mobile