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MultiRio recebe novo Portainer e amplia capacidade de movimentação de cargas do Porto do Rio de Janeiro

Investimento superior a R$ 490 milhões coloca o Rio de Janeiro na rota de grandes navios comerciais. Uma imagem contendo ao ar livre, navio, torre Descrição gerada automaticamente Navio em rio Descrição gerada automaticamente Guindaste ao lado de barco na água Descrição gerada automaticamente.

A MultiRio, empresa do grupo Multiterminais, concluiu o processo de expansão do terminal de containers do Porto do Rio de Janeiro com a entrega do Portainer Super Post Panamax, um guindaste de cais para movimentação de contêineres, que veio a China para o Brasil inteiramente montado. A partir de agora, a MultiRio conta com cinco portêiners, além dos atuais três MHCs (Mobile Harbour Crane) e amplia a sua capacidade de movimentação de cargas, o que reflete em agilidade no processo de carga e descarga dos navios.

— Em 2011, olhamos para o Porto e entendemos que ele não teria infraestrutura para receber os navios grandes que estão navegando na Europa, Estados Unidos e Oriente, e isso nos faria perder competividade. Isso porque os navios estão crescendo e era real a necessidade de expandir para termos condições de atendê-los no Porto do Rio de Janeiro. Naquele momento decidimos que investiríamos para fazer do porto fluminense um dos mais competitivos do mundo. Hoje, posso afirmar que atingimos o nosso objetivo — afirma Thomas Klien, presidente da Multiterminais.

— O Rio de Janeiro tem geografia marítima e terrestre privilegiada. Temos um cais com faixa única que conecta dois terminais, oferecemos agilidade na carga e descarga e podemos ser o ponto de conexão para os maiores navios porta contêiner que precisam levar seus produtos para portos menores. Esse conjunto faz Multiterminais uma escolha vantajosa para quem faz negócios com o Brasil — acrescenta.

O novo equipamento foi projetado para atender os maiores navios que frequentam a costa Leste da América do Sul, bem como próximas gerações de embarcações. Conta com capacidade de 65 toneladas, sendo capaz de içar contêineres a 49 metros de altura e a uma distância horizontal de 67 metros.

A MultiCar, terminal de veículos do Porto do Rio de Janeiro operado pela Multiterminais, também expandiu passando a contar com primeiro edifício garagem em terminal portuário da América Latina. O investimento nos dois terminais contíguos da Multiterminais, que incluiu ampliação do cais em 560 metros, foi de quase R$ 500 milhões. Juntas, MultiRio e MultiCar passaram a contar com 1.160 metros de cais contínuo.

Perfil — A MultiRio, empresa do grupo Multiterminais, é a arrendatária que administra o Terminal de Contêineres do Porto do Rio de Janeiro desde 1998, com contrato até 2048. A MultiRio serve a diversos armadores, importadores e exportadores, proporcionando um dos melhores níveis de serviço dentre os portos brasileiros. A empresa está certificada pelas normas ISO9001, 14001, OHSAS 18001.

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